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O e-mail marketing é uma das estratégias mais interessantes do Marketing Digital. Ele funciona como um canal direto de comunicação com seu público, que ajuda a melhorar o relacionamento, a nutrição leads e ainda gerar vendas.

Além disso, tem uma ótima taxa de ROI. Mas para aproveitar todas essas vantagens, é fundamental que a sua campanha seja eficiente e bem desenvolvida. E como fazer isso, afinal? Neste artigo, você confere algumas dicas valiosas para otimizar essa ação.

Como fazer uma campanha de e-mail marketing eficiente?

Primeiro, vamos falar sobre o que torna uma campanha de e-mail marketing realmente eficiente. Veja só!

Mantenha a lista de e-mails atualizada
Sempre que tiver clientes novo que permitam o recebimento de novidades, inclua na lista de e-mails. E repasse, eventualmente, os cadastros, para eliminar aqueles que não dão retorno.

Não compre lista de contatos prontas
Jamais compre lista de contatos pronta. Dificilmente ela estará adequada para o seu negócio, e você acabará enviando e-mails para quem não tem nada a ver com o perfil de seu público.

Segmente seu público
Você só conseguirá enviar e-mails eficientes se segmentar seu público. Tente dividi-lo em nichos e monitore as taxas de abertura e de cliques. Faça ajustes quando necessário.

Quais são os melhores conteúdos para e-mail marketing?

Agora fica a dúvida? Qual é o melhor tipo de conteúdo para enviar por e-mail marketing? De uma maneira simples e prática, a resposta é: aquele que o seu consumidor deseja receber! E ele pode ser dividido da seguinte maneira:

Informacional
O e-mail informacional é aquele que comunica uma novidade ao cliente. Pode ser uma promoção, uma novidade sobre a empresa, as atualizações do blog ou qualquer outro dado que possa levá-lo a interagir com você.

Transacional
Esse é o e-mail enviado após o primeiro contato com o cliente. Por exemplo, ele comprou em sua loja virtual e se cadastrou ali mesmo para receber as últimas novidades. Ou seja, ele está ciente dessa ação e quer visualizar o que você tem a dizer.

Como não enviar e-mail marketing?

É frequente ver que algumas pessoas cometam erros básicos na hora de enviar o e-mail marketing. Mas você não precisa fazer parte desse time!

A primeira coisa que você deve evitar é enviar o e-mail diretamente de sua caixa de mensagens. O ideal é usar um sistema apropriado para isso.

Contudo, ele não deve ser gratuito, porque nem sempre ele cumprirá essa função corretamente e pode ser considerado como spam. Outro detalhe importante é não usar domínios de e-mails comuns.

Tenha uma hospedagem própria para o e-mail de seu negócio. Essa é uma forma de garantir profissionalismo e segurança no envio.

Quais são as ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas?

Vale a pena apostar também em ferramentas de e-mail marketing já consolidadas no mercado. Aqui estão alguns exemplos!

SharpSpring: uma ferramenta moderna, que ajuda a criar e-mails atrativos e intuitivos mesmo que você não entenda de programação;
MailChimp: um software popular cuja versão paga permite melhorar as estratégias de suas campanhas com relatórios completos e incentivos para bater metas;
Constant Contact: uma plataforma que tem 20 anos de mercado, mas que nunca parou de se atualizar e permite desenvolver campanhas de e-mail marketing de excelentes resultados.
Viu só como é possível montar uma campanha de e-mail marketing inteligente e efetiva? Com essas dicas em mãos, não há dúvidas de que você conseguirá trabalhar na captação e nutrição de leads com sucesso!

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